sábado, 8 de novembro de 2008

25 DICAS PARA O SEU FILHO COMER BEM


Em geral, o bebê aceita bem as papinhas, doces e salgadas. Mas, depois de um ano, tem o paladar mais desenvolvido (e seletivo). É um momento delicado e, dependendo de muitos fatores, entre eles, o grau de expectativa de vocês, será uma criança que vai se alimentar sem problemas. Ou usará a comida, mesmo sem perceber com clareza, como forma de chamar a atenção e ter suas vontades prontamente atendidas.


Antes de tudo, um prazer

Esqueça o sentimento de fracasso se o seu filho não é propriamente um glutão. Até porque o apetite e a saciedade variam de pessoa para pessoa. Aí, um dos perigos. Dependendo da personalidade, algumas crianças podem comer além de suas necessidades, para satisfazer a mãe, tornando-se candidatas fortes à obesidade. Outras, mesmocom fome, vão recusar o alimento, só para contestar a ordem recebida.Comer muito não é comer bem. Um cardápio equilibrado e bem orientado pelo pediatra é que tornará seu filho forte e sadio. Importante variar a oferta, apresentar sempre alguma novidade, até para não cansar. Claro que o sabor também faz a diferença. Sal na medida certa, temperinhos naturais e um prato bem apresentado sóvão atrair a criança para a mesa.


Respeite os casos de doença.

Nessa fase, ninguém sente mesmo tanta fome. Ofereça muito líquido: sucos, vitaminas, sopinhas. Aí, sim, pode liberar o lanchinho fora da hora, os biscoitos a mais, um sorvetinho extra; deixe que ele coma o que tiver vontade. Logo, logo, vai melhorar e voltar ao ritmo normal.


Para dar água na boca


1) Sirva as refeições sempre no mesmo horário. Com isso, o organismo se habitua e passa a ter um ritmo diário.

2) Não insista se, por algum motivo, determinadas vezes, ele não quiser comer na hora estabelecida. Pouco depois, certamente, a fome virá.

3) Cozinhe os alimentos até que fiquem bem macios. É mais fácil para mastigar.

4) Não encha muito o prato. Sirva pequenas porções para que ele possa repetir, se quiser.

5) Mais do que o adulto, a criança come com os olhos. Torne o prato mais atraente e ela se sentirá mais motivada. Experimente desenhar uma carinha no prato: o rosto pode ser de arroz, os olhos, de feijão, o nariz, de cenoura, e a boca, de tomate. Para fazer o cabelo, coloque um pouco de alface cortadinha.

6) Em geral, eles recusam as folhas. Que tal usar cortadores de doces e biscoitos (aqueles em forma de estrela, lua, círculo, balãozinho) na hora de servi-las?

7) Também costuma funcionar: cortar as folhas e fazer um molho gostoso. A criança pega, uma a uma e passa no molho.

8) Tire proveito das cores dos alimentos. Que tal desenhar um arco-íris, com o tomate, a cenoura, vagem, batata, etc?

9) Na hora do lanche, varie o tipo de pão e prepare sanduíches cortados em forma de coração, estrela, o que você quiser. Use a criatividade.

10) Além do alimento, o próprio prato pode ter um design diferente: em forma de bichinho, fruta, barquinho. Em vez de comprar um todo liso, escolha modelos com estampas também ligadas ao universo infantil.

11) Prepare uma refeição em que todos os elementos sejam redondos, ou compridos, ou quadrados. Por exemplo, combine almôndegas com anéis de macarrão e ervilhas.

12) Com as frutas, é bem mais fácil. Tanta variedade de cores dá para fazer uma salada colorida e muito atrativa. Se quiser, cubra com uma bola de sorvete.

13) Outra alternativa: corte-as em pedacinhos e coloque em uma taça. Encha uma outra com iogurte e peça a seu filho que mergulhe as frutinhas no molho.

14) Difícil comer brócolis ou couve-flor, mesmo chamando de florzinha? Não perca tempo. Derreta um queijinho sobre eles. O sabor é outro. E a aparência também.

15) O leite é rico em cálcio, mas nem toda criança gosta. Se for o caso, misture leite em pó quando fizer ovos mexidos, sopas, ou sirva-o em frutas amassadas, como a banana.

16) Queijo quente faz sucesso, sempre. Aproveite para acrescentar um pouco de espinafre refogado bem picadinho no sanduíche. Quem sabe, ele gosta?

17) Pizza, quem resiste? Sobre a massa, salpique vegetais de cores diferentes, em tiras, e cubra com bastante mozarela.

18) Ao preparar purês de vegetais ou legumes, adicione manteiga e queijo ralado à receita. Dá um sabor a mais.

19) Quando oferecer sorvete, enfeite com pedacinhos de frutas. Pode, também, fazer um sundae, misturando iogurte batido com pedaços de frutas de cores variadas e cubos de gelatina durinha.

20) Incentive seu filho a conhecer alimentos diferentes. A melhor tática é servi-los junto com um dos pratos preferidos deles.

21) Fazer o cardápio junto com a criança pode ser uma forma de despertar o seu gosto pela comida. Peguem várias revistas com fotos e desenhos de alimentos, recortem e colem em folhas separadas, uma para cada dia da semana. Fica parecendo um menu de restaurante, mais bonito ainda.

22) Outra idéia: convide-a para ajudar você no preparo das refeições. Sempre haverá alguma coisa que ela possa fazer, além de funcionar como inventivo para despertar o interesse pela comida.

23) Seu filho almoça sempre na sala? Dê uma variada. Leve sua cadeirinha para a varanda, a copa, a área. Mude o ambiente, de vez em quando. Também vale improvisar, por exemplo, promovendo um piquenique dentro de casa, com direito a toalha xadrez, cestinha e todo mundo sentado no chão.

24) Você não precisa fazer teatro. Mas algumas brincadeiras funcionam muito bem. Por exemplo, ao dar a comida, comente coisas do tipo: “Esta é a vitamina preferida do Mickey”, “Não vê como o Popeye fica forte depois que come espinafre?” “A Pequena Sereia adora essa sopinha!” Uma outra idéia é distribuir os alimentos em potinhos numerados. Paracomer o número dois, antes tem que comer o umeassim por diante.

25) Bebês adoram comer com as mãos. Mas, sempre que possível, dê a ela uma colher, mesmo que faça bagunça. Dessa forma, ela já vai desenvolvendo a coordenação motora.
BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

 
©2008 Marcia Amarante Por Bebezinho Saudavel