quarta-feira, 19 de novembro de 2008

3 MESES DE GRAVIDEZ

Sintomas, sinais e sensações


Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos.
Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos:
* Cansaço e sonolência
* Vontade de urinar com frequência;
* Náusea, vômitos e salivação excessiva;
* Prisão de ventre;
* Azia e dificuldade de digestão;
* Repulsa ou desejo por certos alimentos;
* Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio);
* Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
* As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e no seio, o abdomen pode parecer um pouco aumentado;
* Aumento do apetite;
* Algumas veias ficam mais visíveis, devido ao aumento no volume de sangue.


Emotivos:

* Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar;

*Apreensão, medo, alegria, excitação; Períodos de extrema calma e serenidade.


Como seu Bebê Cresce dentro de Você

Inicia-se a formação das pálpebras: Entre a nona e a décima semana a cabeça do feto já está bem delineada, aparecendo um tanto quanto desproporcionada em relação ao resto do corpo. Neste período se formam as pálpebras que irão proteger os globos oculares.
Um desenvolvimento rápido: Já começam a se desenvolvendo outros orgãos, o sistema circulatório e urinário já estão funcionando, os orgãos genitais já se desenvolveram e os lineamentos do rosto já estão modelados. No final da 10a.-11a. semana, aparecem sob a derme as terminações nervosas, e o feto já consegue reconhecer os sons maternos da respiração, dos batimentos cardiacos e da voz.

Move as mãos e os pés, e abre a boca: Os músculos e as articulações consentem ao feto fazer seus primeiros movimentos, na ponta dos dedos se visualizam as unhas, e ele começa a movimentar-se bastante suas mãozinhas e pezinhos, em continuos movimentos de abrir e fechar. Também já pratica a sucção, engolindo líquidos à sua volta..

Qual é o aspecto do bebê: Próximo ao final do terceiro mês, o feto já aumentou de tamanho, chegando a medir cerca de 6,25 a 7,5 cm e pesa aproximadamente 14 a 18 gramas.

Qual é o aspecto da mamãe: Ao final do terceiro mês, sua barriga se notará muito pouco, mesmo se você já teve um aumento de peso aproximadamente de 2 quilos. Ao contrário de seus seios que devem ter aumentado bastante a ponto de você precisar aumentar a numeração de seu sutiã.


Algumas Possíveis Preocupações:

Prisão de Ventre: Frequente na grande maioria das gestantes, a prisão de ventre é um sintoma comum na gravidez, provocada por alguns fatores de ordem hormonal (que provocam um processo digestivo mais lento e menos eficiente) e pela compressão causada pelo utero em crescimento sobre o intestino, que impede um funcionamento normal. Algumas dicas podem aliviar este problema, como: inclua mais fibras na sua alimentação (frutas, verduras cruas, cereais); "afogue" seu inimigo com muita água; e faça alguma atividade física moderada, como caminhadas ou natação para gestantes.

Gases: Este sintoma tão frequente na gravidez, pode ser suavizado seguindo as mesmas orientações que você vai ouvir para muitos outros sintomas: ao invés de fazer 3 refeições diárias abundantes, faça 6 refeições menores; mastigue bem e devagar evitando engolir ar junto com a comida; diminua a quantidade de alimentos que normalmente já causam a sensação de inchaço (couve-flor, cebolas, feijões).

Aumento de Peso: Nenhuma mulher é igual a outra, e isso vale também para o aumento de peso na gravidez. Existem mulheres muito magras que não aumentam quase nada, e outras já um pouco acima do peso normal que aumentam demais logo no início da gravidez. O certo é um aumento de peso que varie de 900 a 1800 gramas no primeiro trimestre da gravidez. Para uma mulher de estatura média, os médicos recomendam um aumento de peso durante toda a gravidez de 9 a 13,5 quilos, o que possibilitaria inclusive uma gravidez mais saudável, um parto mais tranquilo, e uma recuperação e volta à forma física mais rápida. Calcula-se o ritmo deste aumento de peso da seguinte forma: no primeiro trimestre, uma gestante de peso médio deveria aumentar cerca de 1,3 a 1,8 quilos; no segundo trimestre, um aumento de aproximadamente 5,0 a 6,3 quilos, e no terceiro trimestre, um aumento de peso de 3,6 a 4,5 quilos. Esta é a fórmula ideal, mas nem sempre fácil de ser seguida. O importante é manter um aumento de peso constante, preocupando-se sempre com a qualidade dos alimentos de sua dieta, que sejam nutritivos e balanceados, e seguir o controle feito pelo seu obstetra, que é a pessoa mais indicada para equilibrar sua alimentação de acordo com o ritmo de sua gravidez e suas características físicas de peso e altura.

Distúrbios com o Sono:Durante os primeiros meses da gravidez, é normal ter problemas de sonolência, principalmente de dia após as refeições. Acontece de você adormecer com facilidade nas horas mais impróprias, e durante a noite passar horas em claro sem conseguir conciliar o sono. A causa principal disso, são as profundas alterações hormonais, mas que deve desaparecer no início do segundo trimestre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigas minha mesntruação esta atrazada á 3 meses ainda nao tive coragem de fazer un exame, mais todos esses sintomas acima são os que eu tenho sentido! obrigada me ajudou muito tudo isso! vou fazer exame para CONFIRMAR !

lene disse...

Ola garota meu nome e lene. Vc nao sabe o que vc ta perdendo por nao compartilhar logo esta novidade para seus familiares,pai e amigos,pois estou de tres meses e estou registrando tudo desde a primeira semana, é muito emocionante tudo o que acontece,por isso coragem e que Deus abençoe.bjos

Anônimo disse...

ola pessoal meu nome e paula tenho 15 anos to de tres meses eu so bem magrinha e ate agora minha bariga esta normal naum creseu ainda estou com medo oq vcs acham que eu posso fazer ???
me responde no meu emal do orkut.
paulinha100%pretinha@hotmail.com.br
muinto obrigada me respondem porfavor

Anônimo disse...

ola, estava com quase todos os sintomas acima,resolvi fazer um exame d sangue q deu positivo,não acreditei pq tenho cisto nos dois ovarios.e para minha surpresa na ultrason não era cisto e sim um nenem.que ja aguado anciosa jesus obrigado pela minha benção.bjos

Anônimo disse...

quero saber se beber durante a gravidez causa algum problema para o bebe.. mas nao e muito mais ou menos uns 3 copos ... ja estrou entrando no 3 mes de gestação.

 
©2008 Marcia Amarante Por Bebezinho Saudavel