sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CÓLICAS EM BEBÊS


CÓLICAS EM BEBÊS


A chamada cólica dos 3 meses, é dita quando um bebê saudável apresenta crises de choro, ficando tenso, vermelho, batendo as pemas. Geralmente ocorrendo no mesmo horário, ao anoitecer, podendo durar ate 3 horas. Após as primeiras crises de choro a mãe aprende aidentificar a cólica. Mudanças no padrão de choro ou presença de outros sintomas são motivos para consulta médica.Ainda não se sabe com certeza qual a causa exata das cólicas, o mais provável é que seja um tipo de comportamento do bebé, associado em alguns a imaturidade e sensibilidade do aparelho digestivo.


DÚVIDAS


1 - As cólicas fazem mal ao bebê?

– Não, os bebês que tem cólicas se desenvolvem normalmente.

2 - A mãe deve fazer dieta?

- Embora popularmente muito recomendadas a maioria dos bebês não tem melhora com as restrições alimentares impostas as mães, por outro lado dietas severas podem comprometer o estado nutricional da mãe e a produção de leite. Alguns alimentos podem piorar as cólicas, sob orientação médica a mãe pode evita-lospor uma ou duas semanas, havendo melhora do choro a restrição é mantida, caso contrarioamãe segue a dieta habitual.

3 - Quais seriam estes alimentos?

- Os mais implicados são o leite de vaca, café, chá mate, chocolate. Para substitui-los a mãe pode usar sucos a base de soja, café descafeínado, e chásdoces (camomila, erva doce, etc.) Alimentos ácidos ou que produzem gases poderiam também estar envolvidos.

4 - Existe medicamento para cólicas?

- Os analgésicos e anti-espasmodicos tem pouco ou nenhum efeito, e apresentam riscos de efeitos colaterais. Devem ser usados apenas com prescriçãomédica e nas doses recomendadas.

5 - Como atender o bebê durante as crises de choro?

- As crises de choro, muitas vezes intensas eprolongadas, são motivo de ansiedade e podem deixar a impressão que a criança não esta sendo bem atendida gerando insegurança a mãe. A ansiedade materna diminui sua capacidade de acalmar o bebê piorando a crise de choro.


A seguir enumeramos alguns procedimentos úteis a serem seguidos durante as crises de cólicas.

1) Atenda a criança em um ambiente calmo com pouca luz, cante, converse com o bebê, musica suave também pode ajudar. 2) Segure o bebê no colo de bruços, apoiado em uma toalha aquecida. Embale em uma cadeirade balanço ou ande. 3) Massageie o abdômen em sentido horário, use óleo ou creme para facilitar. 4) Fazer ginástica com as pernas, pedalar, comprimi-las suavemente de encontro ao abdómen. 5) Oferecer o seio se tiver decorrido mais de uma hora da ultima mamada. Se for mamadeira,duas horas após a ultima mamadeira. Faça arrotar. 6) Verificar se não está com calor ou frio, trocar fraldas, dar banho morno. 7) Com o tempo a mãe vai descobrindo a melhor maneira de acalmar o bebê.


LEMBRE-SE - mudanças no padrão de choro, presença de outros sintomas, tais como febre, recusa alimentar, vômitos, diarréia, tosse, etc, devem ser relatados ao Pediatra.

Um comentário:

Anônimo disse...

viver td isso é m agico!
uma lição de vida, td que uma coisinha tão pequeninas nós sentimos dores e ver está sofrendo e vc estende a sua atenção só para ele ,e lindooooo!!

 
©2008 Marcia Amarante Por Bebezinho Saudavel