domingo, 16 de novembro de 2008

DORMIR NA CAMA DOS PAIS. O QUE FAZER?


Nem todos aceitam, de boa vontade, esses visitantes sonolentos e fofinhos que chegam, altas horas, com seus travesseiros de estimação. Há quem queira descansar e considere essencial uma boa noite de sono. Mas também existe quem compre grandes camas, porque adora receber os filhos e dormir ao seu lado.Uma justificativa muito comum é o cansaço por ter que esperar a criança adormecer e, depois, levá-la até o berço - o que geralmente ocorre uma, duas ou mais vezes. Por isso, muita gente entrega os pontos. Sempre há motivos. Pensando bem, quem consegue dormir direito com um bebê atravessado na cama? Pois acontece. A lista de pretextos também inclui cansaço, sentimento de culpa, saudade, resistência da criança. Os especialistas afirmam, porém, que esse hábito reforça a duração da simbiose (ou ligação) entre mãe e filho, existente desde que ele nasce e que influencia tanto seu desenvolvimento emocional. É claro que vale aproveitar situações eventuais, quando, por exemplo, um de vocês viaja, deixando um lugar vazio na cama. Mas se a criança adoece, recomenda-se que ela permaneça no próprio quarto e vocês se revezem dormindo ao seu lado, numa outra cama ou mesmo no colchonete.

Ritual do adormecer

Na verdade, tudo o que os filhos querem é carinho. Depois de passar o dia inteiro longe dos pais (quando os dois trabalham), eles se ressentem da companhia e querem uma atenção especial. Atenção!Uma rotina indispensável é levá-los regularmente até suas camas, ler histórias, cantar, conversar, ouvir o que têm a contar. Depois, vale sair do quarto, deixando que durmam sozinhos. Dessa forma, não se habituarão a ter sempre alguém por perto para conseguirem pegar no sono.
Nada de pretexto

Outra questão importante é a vida sexual do casal. Para seguir de forma harmoniosa, precisa de atenção, tempo e espaço. Esse é um direito ao qual os pais não podem renunciar. Afinal, o sexo é um dos fatores em que se apóia sua união e felicidade, das quais dependem também a união e a felicidade da família. Para isso, seu quarto e sua cama devem ser considerados um lugar privativo, sempre disponível para os momentos em que sintam atração e desejo um pelo outro. Alguns casais, no entanto, afirmam que, quando se trata de atender os filhos, cabe aos parceiros buscar outras oportunidades para fazer amor. Se a decisão de ceder seu espaço vira rotina, a relação do casal pode estar precisando de avaliação. Conversar, criar um novo esquema de vida ou mesmo recorrer a uma ajuda especializada, torna tudo mais fácil para todos. Com isso, as escapadas dos filhos para sua cama deixarão de ser um pretexto, capaz de esconder outros tipos de problemas.

Isso funciona

Os pais se revezam para atender o filho, à noite. Dessa forma, conseguirão mantê-lo em seu próprio quarto e terão mais força para resistir ao cansaço. A criança que sai de sua cama e vai para a do casal deve ser levada imediatamente de volta. Atendendo ao filho, que ainda mama no seio, o pai evita que ele sinta o cheiro do leite materno. Isso contribui para mantê-lo mais calmo. A união dos pais é um fator de convencimento da criança, fazendo com que desista mais facilmente das andanças noturnas. Se o bebê chamar à noite, nada de luzes ou mudança de fraldas. Fique perto por algum tempo, se possível sem retirá-lo do berço. Caso seu filho chore várias vezes, é preciso voltar ao seu quarto, dando-lhe a certeza de ter atenção, mas sem tirá-lo da cama. Os intervalos devem aumentar aos poucos, nunca ultrapassando 15 minutos.

Nenhum comentário:

 
©2008 Marcia Amarante Por Bebezinho Saudavel