quarta-feira, 19 de novembro de 2008

4 MESES DE GRAVIDEZ

Sintomas, sinais e sensações

Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos:

* Cansaço;

* Diminuição da frequência da vontade de urinar;

* Diminuição ou desaparecimento da náusea, vômitos e salivação excessiva;

* Prisão de ventre;

* Azia e dificuldade de digestão;

* O seio continua a aumentar de tamanho, mas a sensação de dor e desconforto provocada pelo inchaço desaparecem ou diminuem;

* Possíveis dores de cabeça;

* Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;

* Aumento do apetite;

* Aumento da umidade vaginal;

* Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;

* Algumas gestantes, principalmente as mais magras, poderão sentir no final do 4° mês de gestação leves movimentos do bebê.

Emotivos:

* Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar;

* Apreensão, medo, alegria, excitação; Uma certa sensação de "estar fora de sintonia", podendo às vezes fazer você se sentir atrapalhada, esquecendo das coisas, ou simplesmente sem a menor concentração no que está fazendo.

Como seu Bebê Cresce dentro de Você

Seu bebê faz xixi pela primeira vez: A partir da 14a. semana todos os orgãos internos do feto estão com suas estruturas principais já formadas. O figado começa a produzir o primeiro suco gástrico, e os rins iniciam a produção de urina, que é diluída e formada basicamente de líquido amniótico.
Começam a crescer os primeiros cabelos: Entre a 15a. e a 16a. semana, os delineamentos do rosto do bebê se definem melhor, com a formação da boca. A pele que vai se formando é lisa e transparente, e os primeiros cabelinhos começam a aparecer. Como o bebê engole muito líquido amniótico, às vezes ele pode ter soluços. E também poderá ser flagrado chupando o polegar. Produz 100 células nervosas por segundo: Neste período, a produção de células nervosas inicia a se acelerar, e as estruturas muscular e óssea prosseguem em seu desenvolvimento, fazendo com que ele comece a se movimentar mais dentro do utero materno.

Qual é o aspecto do bebê:

Ao final do 4° mês, o bebê em média mede uns 10 a 12 centímetros e seu peso pode chegar a aproximadamente 200 a 220 gramas, mas ainda não será possível se detectar no ultrasson qual o sexo do bebê. Qual é o aspecto da mamãe:Ao final do quarto mês, você já poderá mostrar orgulhosa a sua pequena barriguinha, e para algumas gestantes é a fase em que elas conseguem sentir pela primeira vez o bebê se mexendo. Mas nem sempre isso acontece, por isso fique tranquila se ainda você não sentir nada... logo logo você vai sentir!!!

Algumas Possíveis Preocupações

Dores nas Costas: Poucas são as gestantes que não se queixam de dor nas costas. Normalmente localizada na região lombar, essas dores normalmente são consequência de uma maior mobilidade nas articulações da bacia e da coluna, devido ao seu corpo estar se ajustando às alterações hormonais da gravidez. Une-se a isto o fato que seu abdomen em crescimento provoca uma inclinação de seus ombros para trás, tentando compensar o desequilíbrio. Para tentar combater este desconforto, siga algumas dicas: tente manter uma postura mais reta; tente não aumentar muito de peso; evite saltos muito altos; evite levantar pesos; não fique em pé por períodos muito prolongados, tentando alternar um pouco de repouso sentada com os pés apoiados num banquinho; faça caminhadas lembrando de manter a postura correta, pois isso fortalecerá sua musculatura lombar; procure dormir em colchões rígidos. Se, por acaso, a dor nas costas for muito intensa, procure seu obstetra e converse a respeito com ele.
Câimbras: Geralmente, se manifestam à noite, principalmente nos pés, na panturrilha (barriga da perna) e nas coxas. São espasmos musculares e que causam uma certa dor, e são provocados por uma carência de cálcio, potássio e outros sais minerais. E também, muitas vezes podem ser provocadas por um maior sedentarismo da gestante, ou ao contrário, por muito tempo em pé. Será sempre seu obstetra a pessoa mais indicada para falar a respeito e indicar algo que lhe ajude, caso sejam dores muito fortes. Na maioria das vezes, as câimbras podem ser aliviadas na fase de dor mais aguda se você flexionar o pé ou tornozelo, ou esticar a perna no caso de ser nas coxas. O uso de meias elásticas durante o dia pode ajudar a evitar as câimbras, como também o alternar de períodos em pé e em repouso, e a pratica de caminhadas. Perdas Vaginais:Você poderá notar neste período, perdas vaginais líquidas e de aspecto leitoso, e que são normais durante toda a gravidez. Portanto não são motivo de preocupação. Mas fique atenta para qualquer alteração que possa ocorrer em seu aspecto, como cor (amarelada ou esverdeada), odor desagradável, coceira ou queimação. Neste caso, não hesite em procurar seu ginecologista, que lhe indicará a terapia a ser seguida.
Linha Nigra e Outras Alterações na Pele: Sua pele irá sofrer alterações com o decorrer da gravidez, que são normais e tendem a desaparecer após alguns meses do parto. A mais característica é a "linha nigra" que é uma linha escura que vai do estomago à região pubiana. Ocorre também a formação de manchas escuras no rosto, e elas também desaparecerão após o parto. A única coisa que você deve evitar é expor-se ao sol, ou pelo menos faça-o usando um protetor solar com um alto fator de proteção, para evitar que essas manchas escureçam ainda mais.

3 comentários:

michelly disse...

Nossa fiquei muinto feliz de saber isso pq eu estou gravida de 4 meses indoo pro 5 e estou muito feliz de saber como o meu bebe esta e eu fui fazer utrason eses dias e a minha bebe é menina fiquei tão feliz sho deus sabee bjs

Unknown disse...

ola estou com quatro meses e estou muito feliz porque e mas um presente do senhor jesus na minha vida já tenho uma filha de oito anos e agora jesus me deu o meu lindo e abençoado miguel . obrigado meu senhor jesus por essa benção .jesus abençoe a todas.

lara disse...

Ooi estou gravida de quatro messes amanha vou fazer a ultrassom estou na expectativa de ver o sexo do bb

 
©2008 Marcia Amarante Por Bebezinho Saudavel