quarta-feira, 19 de novembro de 2008

5 MESES DE GRAVIDEZ

Sintomas, sinais e sensações


Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos.
Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos:

* Movimentos fetais (finalmente você poderá sentir seu bebê!!);

* Aumento da umidade vaginal (leucorreia);

* Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;

* Prisão de ventre;

* Azia e dificuldade de digestão;

* Câimbras nas pernas;

* Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;

* Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;

* Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;

* Grande aumento do apetite;

* Dores nas costas;

* Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rosto;

* Aumento da pulsação (frequência cardíaca);

Emotivos:

* Maior estabilidade emocional, podendo de vez em quando sentir-se ainda um pouco irritada e com algumas mudanças de humor;

* Sentido mais amplo de aceitação da realidade de se "estar grávida";

* Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.

Como seu Bebê Cresce dentro de Você

Finalmente você poderá saber o sexo do bebê: Ao redor da 20a. semana, você poderá ficar conhecendo através da ecografia, se seu bebê será menina ou menino, pois o exame feito nesta fase consegue delinear os orgãos genitais com grande exatidão. É hora de começar a pensar no enxoval e na decoração do quarto do bebê!!!
O bebê vai se movimentando cada vez mais: Nesta fase, a futura mamãe começará a sentir os movimentos do bebê, cada vez mais intensos. No início, a sensação é como movimentos das asas de uma borboleta dentro de seu ventre. E como ele começa a ter um maior período ativo, em certos períodos do dia, passa também por alguns períodos de repouso.
Sua pele vai se definindo: A pele do bebê, nesta fase, forma a chamada "vernix caseosa" que é uma película de gordura sobre a pele que tem a finalidade de protegê-la. Começam a surgir os pelinhos que irão formar os cílios e as sombrancelhas, assim como os cabelos.

Qual é o aspecto do bebê:

Este mês, o bebê cresce bastante, podendo aumentar até aproximadamente 25 cms. e pesar de 340 a 500 gramas. Seu corpo, neste período, já é todo bem proporcional, cabeça-tronco-membros. Qual é o aspecto da mamãe:Em média, uma gestante deve aumentar aproximadamente 450 gramas por semana no segundo trimestre da gravidez. Ou seja, a cada mês um aumento de mais ou menos 2 quilos. Sua barriga agora já deve estar bem redondinha, seus seios poderão estar já produzindo um pouco de colostro.

Algumas Possíveis Preocupações

Aparecimento de Estrias: Infelizmente este é um dos "acontecimentos" da gravidez que toda mulher gostaria de dispensar... Aqueles anti-estéticos sulcos levemente rosados e que se formam quase sempre nos seios, abdomen, pernas e glúteos, e que aparecem independentemente da nossa vontade. O melhor mesmo é prevenir: como você já está sabendo, evitar um aumento excessivo de peso é bom para muitos dos "sintomas" da gravidez, inclusive no que se refere às estrias. Outra dica é manter o corpo muito bem hidratado, pois as estrias aparecem muitas vezes por falta de elasticidade da pele, principalmente durante uma gravidez, quando ocorre um excessivo estiramento dos tecidos.
Desmaios e Tonturas: Apesar do folclore sempre nos fazer associar os desmaios de uma mulher como indicador de uma gravidez, ocorrendo portanto nos primeiros meses, na realidade é mais frequente que uma gestante sofra com estes sintomas no segundo trimestre de sua gestação, pois é quando o volume de sangue circulando aumenta de modo significativo. Ou então, a gestante poderá perceber uma certa sensação de tontura cada vez que se levantar, seja da posição sentada como deitada. Existem vários fatores que podem provocar estes desmaios ou tonturas, e o que a gestante deve tentar fazer para evitá-los é sempre se lembrar de não levantar com pressa, fazer pequenas refeições durante o dia para manter o estomago sempre saciado, e tentar evitar ficar em locais fechados, procurando estar mais tempo ao ar livre. Caso você sofra desmaios com frequência, consulte rapidamente seu ginecologista para uma avaliação. Problemas Dentários: Algumas gestantes sofrem de problemas dentários durante a gravidez, como por exemplo, inchaço e maior sensibilidade das gengivas, podendo até apresentarem inflamações e sangramentos. Para evitar danos maiores aos dentes e às gengivas, é necessário alguns cuidados básicos: consulte o seu dentista e conte sobre a sua gravidez, se possível faça uma limpeza geral, mas evite fazer radiografias e anestesias; faça uma cuidadosa higiene bucal todos os dias, lavando os dentes após as refeições e usando o fio dental, ou jato d'água ou bochechos; e evite comer doces, balas e guloseimas. Cuidados estes já tão proclamados como eficazes para uma dentição perfeita, durante a gravidez são absolutamente indispensáveis. Atividades Físicas:Muitas mulheres gestantes são dedicadas esportistas, e uma dúvida muito frequente é saber até que ponto o esporte ou qualquer outra atividade física pode ser praticada durante a gravidez. A grande maioria dos ginecologistas acreditam que a prática de exercícios físicos durante a gestação é muito importante para o bem estar da mulher, por seus inúmeros benefícios: melhora a circulação sanguínea, alivia as dores lombares, fortalece a musculatura, ajuda os problemas de sono, promove um aumento mais gradual do peso, entre outros. O importante é conversar com seu obstetra sobre quais atividades físicas são as mais indicadas e qual a intensidade e duração das mesmas. É óbvio que são desaconselháveis esportes violentos ou perigosos como lutas marciais, esqui aquático, mergulho, e qualquer tipo de atividade física que provoque um desgaste muito intenso. Os mais aconselháveis são: caminhadas, natação e ginástica para gestantes, exercícios de relaxamento.

58 comentários:

Anônimo disse...

Oii,meu nome è Sheila estou gravida de 5 meses,e amei esses documentarios,estaõ esclarecendo muitas duvidas minha.Estou muito feliz!!!Que Deus abençoe todos vcs!

Anônimo disse...

olá td bem pessoal,eu me chamo cassia tenho 24 anos e tbm estou gravida de cinco meses.estou muito feliz,o meu esposo saltita de felicidade.nossa gostei pra carmba dos comentarios achei super bacana.td de bom pra vcs,ate mais...

Ester da silva disse...

Olá meu nome é Ester e estou com 5 meses,aprendi muito com os comentários feitos estou muito satisfeita!esclareceu muitas duvidas,obrigado pela atenção nessa hora tão delicada!um forte abraço...

johnny disse...

esta pagina È muto bacana parabens para todos vcs !

Anônimo disse...

meu nome é Paulo e minha esposa está gravida de cinco meses, e achei muito bom esse site parabéns esclarece muitas dúvidas, continuem postando informações para as futuras mamães principalmente as de primeira viagem. valeu!!!!

suellem disse...

oi , meu nome e suellem estou gravida de 5 meses e esse site e muito bom para nos mamaes .obrigada por nos manter informada por favor nao pare de fazer novas postagem prem elas sao muiiiiiiiiiiiiiiito boas.beijos.

Vini_e_Bia disse...

[i][b]Oii.. Meu Nome é Bianca tenho 17 anos e sou mãe de primeira viajem estou com 5 meses e adorei as dicas foi um dos melhores sites que eu visitei PARABÉNS.. Beijoos

andressa disse...

OOi estou com quase 5 meses
meu peso è de 54 kg
minha primeira gestaçãao
estoou com um pouco de medoo pois minha barriga esta muito pequenaa
maas sintoo uma sensaçao de que meeeu bebe esta mexendo

Poderia me esclareceer melhoor ?
Beeijooos ,aamei o site

Anônimo disse...

ooi gente meu nome é Raquel estou de 23 semanas e 3 dias quando é que eu faso 6 meses? e quantos meses estou? me ajudem Obrigado

Anônimo disse...

eu estou quase completando meus 5 meses. estou de 20 semanas e 6 dias. =D

Amiga se vc esta com 23 semanas e 3 dias, daqui umas semaninhas vc ja entra no sexto mes. Pq 6 meses é com 26 semanas... espero ter ajudado... para vc não se perder procura na net gravidometro e baixa no seu computador, assim vc calcula quando quiser e esquecer de quanto tempo esta.. bjoss =*

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Amanda, tenho 20 anos e estou grávida de 5 meses, esse blog me tranquilizou muito, pois alguns sinto desses sintomas! Mais apesar disso, ta sendo uma fase maravilhosissíma! Meu bebe é uma menininha, super sapeca, não para de chutar...Estou adorando toda essa transformação!

Shirley disse...

Olá, meu nome é Shirley tenho 23 anos e sou mamãe de primeira viagem. Estou de 5 meses e amei o site! Me esclareceu dúvidas.
Parabéns!!

40 anos disse...

TENHO 40 ANOS, GRÁVIDA DE QUASE CINCO MESES,GRAÇAS A DEUS. E É MEU QUARTO FILHO, E O PRIMEIRO DO MEU ESPOSO. E DEPOIS TEM PESSOAS IGNORANTE QUE DIZEM QUE MULHER DE 40 ANOS É VELHA PARA ENGRAVIDAR, ENGRAVIDEI NATURALMENTE, GRAÇAS A DEUS!!!

Anônimo disse...

Olá meu nome é dayana tenho 19 anos
e vou ser mamãe de primeira barriga
n sei quaz nada de sintomas de grávides e estou com 5 meses hj dia 16 de agosto.
Gostaria d saber pq depois q eu completei 5 meses est com resfriad diret agora n consigo mais dormi direito a noite por cauza da minha gripe só é cair a noite comesso a gripar gostaria q mim ajudase a mim explicar melhor pq isso agora.
E minha barriga n creseu muito n támbem estou com muito medo de ter est bebe moça.......

ANA PAULA disse...

OI TD BEM! MEU NOME É ANA PAULA TENHO 19 ANOS E TBM ESTOU GRAVIDA DE 5 MESES. TO MTO FELIZ POIS E A MINHA PRIMEIRA GRAVIDEZ.OBRIGADA PELOS COMENTARIOS POIS TEM ME ESCLARECIDO MTAS DUVIDAS.UM ABRAÇO P TDS VCS BJAO

Anônimo disse...

Ola! meu nome e Ana Paula teho 34 anos e estou gravida de 5 meses ja sinto meu bebe mexer muito...ele se chamara gustavo,que Deus abençoe a todas as mamaes .

gilmara disse...

oi td bem!adorei está tudo esplicadinho estou no quinto mes é tudo isso mesmos estou muito feliz deus abençoe vc beijos obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde à tdos!!! otimos os comentários..
só uma pergunta, ja estou de 5 meses de gestaçao e ja ganhei quase5 kilos. antes de engravidar pesava 45,5 e agora ja estou pesando 50.
será mais ou menos 1 kilo por mes? ou tem algum mes q engorda mais?

grata, att

GUILHERME disse...

BOA TARDE, ACHEI MUITO LEGAL AS RESPOSTAS PARA AS GESTANTE, POIS MINHA ESPOSA ESTA GRAVIDA, PORTANTO GOSTEI DE CONHECER E SABER COMO SERA DAQUI PARA FRENTE...
OBRIGADO

Anônimo disse...

estou gravida de 5 meses tambem, e gostei muito do site, vou acompanhá-lo até o final da minha gravidez. está tudo explicadinho, muito bom!

rosimere disse...

olá meu nome é rosimere estou gravida de 5 mesese gostei muito de conhecer esse site,continuarei acompanhando até o ultimo més de gestação,grata pelas dicas!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ola, Meu nome é Trixy e estou de 5 meses. Tenho 33 anos e é minha primeira gravidez. Obrigada pelos comentários, eles nos ajudam e nos emocionam, é mto bom saber o que acontece a cada mês com o baby!!!!

Anônimo disse...

não tem nada a haver a idade mas sim se a pessoa tem alguns problemas de saude ou não, conheço jovens que têm problemas horriveis no utero, eu engravidei aos 40 anos por 2 vezes, a primeira gravidez tive morte fetal ao 8 mês por negligencia médica, 4 meses depois engravidei e estou de 5 meses, numa gravidez super normal.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Juliana estou gravida de 5 meses tb, é minha segunda gestaçao, ainda nao consegui ver o sexo do meu bebe, masis estou super feliz e tranquila só aguardando a hora do bebe chegar.... Beijos a todos e boa sorte a todas futuras mamaês!!

Anônimo disse...

olá, meu nome é claudia e estou gravida de 5 meses, estou bem graças a deus, mas preulcupada pois essa é a minha segunda gestaçao. a primeira eu perdi meu bebe com 4 meses de gravida. mas tenho muita fé em deus e sei que ele vai mim ajudar.

jessica disse...

OIee meu nome é jéssica

estou no 5 mês,a minha bebe ja esta mechendo todoo diaa um poucoo,too muito feliz,é a minha primeira filha.

Anônimo disse...

OI MEU NOME É LUANA E ESTOU GRÁVIDA DE 5MESES É UMA MENINA VITÓRIA É O NOME ACHEI BEM INTERESSANTE ESSE SITE E OS COMENTÁRIOS VOU ESTAR SEMPRE ACOMPANHANDO BJS LUANA...

paty disse...

ola o meu nome e patricia estou gravida de 5 meses e o meu bebe ainda nao deixou ver o que e pode ser que deixe para a proxima ecografia

Unknown disse...

Ola meu nome é michele estou gravida de 5 meses estou bem graças a deus ainda não consegui ver o sexo mais estou muito feliz esta minha primeira gestação...

Anônimo disse...

Ola meu nome é Carol, estou gravida de 5 meses estou bem graças a Deus, é um menino lindo Miguel, tenho um pouco de medo por ser meu primeiro bebe, mais eu acredito em Deus e sei que nem um mal vai acontecer comigo nem com meu Miguel...

Anônimo disse...

olá mamaes estou gravida de cinco meses estou super feliz!!! fui ontem bater o ultrason e quem disse que o bebe abria as pernas para saber qual era o sexo... rsrs é muito comportado...

bjs para todas as mamaes

Anônimo disse...

oii..meu nome eh regina tenho 16 anos e estou grávida de 5 meses..estou muito feliz,n foi algo planejado,mas estou muito feliz com isso.n vejo a hora do meu bebe nascer..

Anônimo disse...

Olaa meu nome e Sammara tenho 23 anos
eu simplesmente amei as informaçãoes
sou mamãe de 1°viajem e praticamente
todos os sintomas e eu já estava meia preocupada com muita mais muita azia e enjoou.
não vejo a hora de ver a minha bebezinha Maria Eduarda nascer....

Anônimo disse...

ola estou no 5 mes muito feliz, ainda não sei o sexo mas o importante é q venha com muita saúde é minha 2 gestação, obg pelas dicas adorei a pagina.

Marianna Jansen disse...

, Oi meninas ! , també sou mãe de primeira viagem , tenho apenas 14 anos e estou grávida de 19 semanas, prestes a fazer 5 meses, estou muito feliz com meu baby, é um menino, vai se chamar Pedro Jansen. Adorei o site, me deixou informada sobre tudo que eu queria saber ; beeeijos & felicidades para todas as mamães , que todos esses anjinhos venham com muita saúde. s2

Anônimo disse...

ólá!Quase sempres acesso os sits e blogs q retratam sobre gravidez, mas este foi o mais completo e confiável q encontrei até o momento, foi add. Obrigada pelos esclarecimentos.
abraços!

Marcela disse...

oii meu nome è Marcela

Estou gravida de 5 meses,mamâe de primeira viagem!! ADogOOO esse site!! preciso de ajuda para escolher o nome do meu gurizinhO rsss Mamês e Papais postem nomes legais para o meu bebê vo adOrar!!!
Obrigado

Suenni disse...

Estou gravida 5 meses, soube a poucos dias que estou esperando um menino, porem fiquei muito feliz, em estar esperando um menino, porque ja tenho uma princesinha chamada Hillary de 3 anos.

Anônimo disse...

Boa noite a todas as mamaes deste site MEU nome e thais e estou gravida de 5 meses e e un lindo meninao se chamara riquelme bju.

Anônimo disse...

Olá ... me chamo Élide, estou com 22 anos!
e esperando a minha Princesa Heloísa, estamos com 5 meses de gestação.
adoro este blog, esses comentarios, ajudam muito a gente!

Unknown disse...

bom dia estou muito feliz porque jesus me concedeu esse milagre que e de estar gravida de quatro meses e o pequeno vai se chamar miguel eu tinha dificuldade para engravidar mas sempre tive plena confiança em jesus tinha certeza que ele faria o milagre na minha vida e realmente ele fez.e pode fazer na sua vida confia nele e ´pronto.

Anônimo disse...

Estou grávida de 5 meses e ainda não sei o sexo, estou em dúvida o que comprar primeiro o carrinho de bebe o berço ou o enxoval?
O que fazer?

gisenturion@gmail.com disse...

Isso eh normal pois começa assim msmo. Vc vai ver crescer mais apartir do quinto mes em diante. Beijoo

Anônimo disse...

tbm estou com 5 meses minha barriga não está muito grande e peso 54kg! fica tranquila

Anônimo disse...

estou grávida de cinco meses e esse comentário me esclareceu muita coisa bjs

Anônimo disse...

Oi sou adriana to sartisfeita com os comentario esclarese muitas dúvida.parabéns equipes.bjsssss

Anônimo disse...

Oi sou Thais, tenho 18 anos e vou ser mae pela primeira vez, e esse comentario me ajudou muito a saber como ira ser esta minha gestaçao do 5° mes...
Muito obrigada...

Anônimo disse...

oi sou RAYLA ,tenho 23 anos,vou se mamãe pela primeira vez,estou com 5 meses,esses comentario me facilitou muito,obrigado..

Anônimo disse...

meu nome e Danielle tenho 21 anos e estou gravida de 5 meses e adorei esses comentario me ajudou muito.Apesar e minha primeira gravidez.

Anônimo disse...

oi meu nome e marizete estou de 5 meses e meu bb ainda nao mexe q ansiedade e nao vi o sexo do bb estou super ansiosa

Anônimo disse...

eu estou gravida depois di 5 meses deu sangramentto, sera qi e normal? Minha barriga nao cresce, eu peso 47 klg , meu peito saai pookoo colostro
U qi sera qi ta acontecenu tenhu 15 anos i meu namorado 20

Anônimo disse...

Oi meu nome e rakeline, tenho 24anos
Estou grávida d cinco meses, adorei os comentários, deu pra ver q está tudo certo
O meu bb mexe d ms, começou a sair
Colostro desde os 4meses, sinto muita dor nas conta. Todas as vezes q vou ao médico,
Eu passo mal. A minha vista escurece, tenho q sair pra fora pra poder passar, ainda n batira ultra som, ms vou bater no começo d
Agosto, estou muito ansiosa pra saber o q e
N vejo a hora d comprar as coisas d bb
E estou muito feliz, e fico ms ainda quando ele mexe, estou cm dúvida, n sei se eu mim opero, eu tenho uma filha d 7 anos, ms vou ter tempo pra pensar. Obgd a todas,
Q der tudo certo pra nós, q os nossos filhos
Venham cm saúde, se Deus quiser.
E q todas tenham um ótimo parto, o senhor na frente sempre.

Unknown disse...

Olha meu nome é Luana tenho 22 anos tou grávida d 5meses tou d mais gorda 57kilo éo meu baby meche muito muito mesmo o dia todo muito feliz com tudo ISO éo 2 meu 1 ta com 5anos .

Unknown disse...

Olha meu nome é Luana tenho 22 anos tou grávida d 5meses tou d mais gorda 57kilo éo meu baby meche muito muito mesmo o dia todo muito feliz com tudo ISO éo 2 meu 1 ta com 5anos .

Unknown disse...

meu nome e jamile to com 5 meses e muito ansiosa

Unknown disse...

meu nome e jamile to com 5 meses e muito ansiosa

Unknown disse...

meu nome e jamile to com 5 meses e muito ansiosa

Anônimo disse...

Oi!!! Meu nome é Karina, estou gravida de 5 meses e minha princesa vai se chamar Alycia... sinto ela mexer todos os dias bem devagarinho. .♡♡♡♡

 
©2008 Marcia Amarante Por Bebezinho Saudavel