quarta-feira, 19 de novembro de 2008

9 MESES DE GRAVIDEZ

Sintomas, sinais e sensações

Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos.
Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos:

* Menor movimentação do bebê dentro do utero (devido à falta de espaço);

* Aumento da umidade vaginal (leucorreia), de forma mais abundante;

* Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;

* Prisão de ventre;

* Azia e dificuldade de digestão;

* Câimbras nas pernas;

* Aumento do inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;

* Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;

* Algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;

* Aumento da dores nas costas e da sensação de peso nas pernas;

* Respiração mais fácil quando o bebê se posicionar mais para baixo;

* Maior estímulo a urinar, depois que o bebê se posicionar mais para baixo;

* Insônia;

* Sensação de coceira no abdomen;

* Aumento na intensidade das Contrações de Braxton Hicks;

* Colostro, que pode gotejar dos seios;

* Sensação de incômodo ou adormecimento das nádegas e da pelvis;

* Períodos alternados de maior energia ou maior cansaço;

* Aumento ou perda do apetite.

Emotivos:

* Aumento da ansiedade, excitação e preocupação com relação ao bebê e ao parto;

* Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo;

* Uma sensação de alívio maior ao pensar de que a gravidez está chegando ao fim;

* Impaciência e Inquietação;

* Sonhos e fantasias sobre como será o bebê.

Como seu Bebê Cresce dentro de Você

Começa a ficar mais gordinho: Seu bebê neste último mês de gestação está praticamente pronto para nascer. Seu estomago e rins agora funcionam perfeitamente; seus pulmões estão totalmente desenvolvidos e prontos para respirar; seu intestino já produziu mecônio (substância que será eliminada juntamente com as primeiras fezes); seu corpo adquiriu uma boa camada de gordura, e agora ele já é bem pafudinho.
Descansa bastante para preparar-se para o parto: A sua pele já não é mais rugosa e fina como antes, e sim macia e delicada, e seus cabelos já são um pouco compridos. Os progressos mais interessantes nesta fase são no desenvolvimento sensorial, e agora ele passa a maior parte do tempo dormindo e descansando, como que se preparando para a hora do nascimento.
Qual é o aspecto do bebê:
Finalmente, é hora de nascer, e seu bebê estará prontinho para chegar ao mundo. Em média, o peso de um bebê no final da gestação é de aproximadamente 3300 gramas, e sua altura pode variar de 48 a 52 cm (dependendo do sexo). Qual é o aspecto da mamãe:Com o aproximar-se do final da gestação e com o rebaixamento do utero, você estará sentindo-se melhor, com mais facilidade para respirar, com menor pressão no estômago e com uma sensação de maior liberdade no parte de cima do seu ventre.

Algumas Possíveis Preocupações

Quais Podem ser os Sintomas do Trabalho de Parto: Na maioria dos filmes, quando é chegada a hora de um parto, parece tudo tão simples e tranquilo, com a gestante comunicando, no meio da noite, ao marido meio adormentado: "- Meu bem, chegou a hora!!".Pois é... mas quantas de nós, principalmente as marinheiras de primeira viagem, conseguem reconhecer realmente os sintomas que antecedem o trabalho de parto, ou saber distinguir as verdadeiras contrações se nunca antes as sentiu, ou ainda conseguir perceber se a hora realmente chegou ou é só um alarme falso e com isso conseguir só colocar toda a família em polvorosa??? Ahhh, estas dúvidas e muitas outras são permanentes na cabeça de uma gestante nesta fase da gravidez. O melhor é conhecer bem e informar-se sobre os sintomas iniciais do trabalho de parto, e conversar com seu obstetra sobre o assunto e todos os possíveis sintomas e sinais que poderão ajudá-la nesta hora. Um bom curso de preparação ao parto também será de muito auxílio, para que você e seu marido possam estar prontos e tranquilos para o tão esperado momento do nascimento do seu bebê.

Alguns Sintomas de um Pré-trabalho de Parto: algumas semanas antes do parto, o corpo da gestante passa por algumas transformações em decorrência de estar se preparando para o parto propriamente dito: o bebê se posiciona mais para baixo na pelvis da mãe, o que dá uma maior sensação de compressão no baixo ventre, às vezes acompanhada de uma dor lombar; as contrações de Braxton Hicks se intensificam, tornando-se mais dolorosas e intensas, o que pode deixar a gestante incerta de reconhecer o trabalho de parto que se inicia; perdas vaginais mais abundantes e às vezes com uma coloração mais rosada (sintoma provocado pelo rompimento de algumas veias capilares causado pela descida do bebê se posicionando no utero para o nascimento).

Alguns Sintomas do Trabalho de Parto: as contrações se intensificam, cada vez mais frequentes e mais intensas, e geralmente mais regulares; as dores iniciam-se na parte baixa das costas e se espalham por todo o baixo ventre, às vezes também nas pernas; e se dá o rompimento da bolsa uterina; muitas vezes, é expelido o "tampão" (uma espécie de tampa mucosa e elástica que fecha a abertura do utero contra bactérias e fungos. Obs: às vezes, a perda deste "tampão" pode acontecer dias antes do trabalho de parto iniciar realmente); lembre-se sempre que em caso de dúvidas e incertezas, seu obstetra está a disposição, e você deve ter a mão todos os números de telefone para localizá-lo. Leia mais sobre o parto, no capítulo O Parto e a Recuperação, com todas as informações específicas sobre o assunto, em breve.


Uma Palavra Amiga: Se você chegou até aqui, seu bebê está prestes a nascer... Foram nove meses de espera, expectativas, sensações. Agora seu bebê está pronto para nascer, sua família ansiosa em conhecê-lo, e você preparada para recebê-lo. Durante toda a gravidez seu corpo passou por numerosas transformações, e, mês após mês, você foi alterando inclusive sua própria rotina de vida. É desnecessário dizer o quanto este momento sublime será importante para você... Logo, logo, você não se lembrará mais dos pequenos e inconvenientes problemas que acompanharam cada fase da gravidez, mas estará abraçando pela primeira vez o seu lindo e precioso bebê, vendo seu rostinho redondo e se emocionando com o seu choro, sentindo-o em seus braços enquanto amamenta, e assim, passando a desempenhar um novo papel em sua vida: o de mãe!!! "Felicidades e Boa Sorte, Mamãe!!! Bem vinda ao Clube."

41 comentários:

thayanne disse...

Estou com 37 semanas,e estou muito ansiosa não vejo a hora de meu bbzinho nascer..

Unknown disse...

oie meu nome è Priscila tenho 25 anos meu filinho ja est`qa de 38 semanas ñ vejo a hora de ver o rostinho meigo dele ....

Unknown disse...

ola eu eu me chamo Priscila ja tenho uma filha que se chama Giovana
e ela està toda cheia de felicidades porque vai ter um irmãozinho que ele vai se chamar Cristhian.... ele està para nacer essa semana peço a Deus que ele venha cheio de saùde!

Unknown disse...

Olá mamães meu nome é Ariadney estou quaze com quarenta semanas ansiosa demais para o nascimento da minha princesinha, meu Deus estou louca pra ve o rostinho dela, conto cada dia. Sorte para tdas!!

Anônimo disse...

ola meu nome e edineia tenho um filho de 10 anos e agora estou gravida de 36 semanas estou muito ansioza pra chegada do gabriel vou fazer cessaria mais estou bem tranquila se tratando do parto so estou ansioza pra conhecer deu baby desejo boa sorte pra todas vcs mamaes bjs no coracao de todas.

Anônimo disse...

olá mamaes;
É O MEU PRIMEIRO BEBE E É UMA PRINCESA QUE VAI SE CHAMA PAOLA, ESTOU DE 36 SEMANA E MUITO ANCIOSA E COM MUITO MEDO DA DOR...RSRSRRS...BJUSS

DANIZYNHA disse...

É O MEU PRIMEIRO BEBE E É UMA PRINCESA QUE VAI SE CHAMA PAOLA, ESTOU DE 36 SEMANA E MUITO ANCIOSA E COM MUITO MEDO DA DOR...RSRSRRS...BJUSS

SILVIA FRAGA disse...

Meu nome é Sílvia e estou com 40 semanas. Ontem fui ao médico e o tampão já rompeu mas não sinto dor alguma. O médico disse q é p ficar em observação qt a dores pq poderá nascer a qq momento.A expectativa é enorme aqui em casa!

Cleidi. disse...

Olá meu nome é Cleidi tenho 18 anos e é a minha primeira gravidez, bom estou tranquila só acho estranho as vezes os xutes q minha filha da na bariga...Mas é otimo.. Não vejo a hora de nascer.. Abraço

Carol disse...

Olá meu nome é Caroline, tenho 18 anos é o meu primeiro bebê, estouu com 38 semanas, estou muitoo anciosa, vou ter cesaria... boa sortee p vcs! bjoss...

Anônimo disse...

ola meu nome é ALVA estou muito feliz por estar gravida e muito anciosa para saber o sexo do BB,
qdo fiz o ultra-son me emocionei d+,agora e aguardar a grande hora...Seja bem vindo BB a sua familia te ama muito!!!bjs para todas MAMÃES e boa sorte!!!

Anônimo disse...

ola meu nome e betiane estou com 39 semanas nao vejo a hora te minha primeira filha, estou com muito medokkkkk!bjos pra todas vcs

marlene disse...

oi, meu nome é marlene rocha. estou com 39 semanas, tenho dois filhos estou esperando a sthefany minha primeira filha estou mt feliz.

312226 disse...

olá,hoje ñ foi um dia muito facil mas ao ver esse site lindo nesta noite fiquei muito feliz em saber um pouquinho de como meu bebe está dentro de mim estou com seis meses e sua palavra amiga confortou muito meu coração e agora vou poder ter uma boa noite e um otimo dia...obrigada e eu já ñ vejo a hora de pegar meu bebe em meus braçoss!!!bjos

Thamires disse...

olá, estou com 38 semanas e contando os minutos para ter minha princesa Anna Mel em meus braços... boa sorte a tdas

Anônimo disse...

olá!estou mto feliz com minha gravidez,ler este blog me ajuda mto pois sou mae de primeira viagem!minha filha vai ser meu maior orgulho espero que esse medo passe logo nao vejo a hora d pega-la!!

val disse...

oi, meu nome é val tenho 32 anos esse é meu segundo filho,to muito feliz.ja estou nos ultimos dia de gestaçao,e o tempo parece que não passa.nao importa quantos filhos vc tenha nessas horas a espera é como se fosse o primeiro.estou muito feliz.

Insanna disse...

Olá,meu nome é Andrezza mas conhecida como " Ravena" estou com 40 semanas de gestação e agora parece que o tempo não passa os dias se tornaram realmente mais longos pra mim rs... eu ja estou sentido algumas dores e estou muito anciosa ..meu bebê é um menino e Vai se chamar Miguel Harley ....

Anônimo disse...

Ola meu nome é Edinete estou com 33 semanas de gestação, estou muito anciosa para ver o rostinho do meu bebê Victor Hugo meu primeiro filho tenho 27 anos e estou muito feliz aguardando a sua chegada. Desejo a todas muita felicidade com seus bebês.

jaqueline disse...

estou gravida de 6 meses e ja sei o sexo e femenino e o nome dela vai ser Laylla Emilly e ja estou esperando pra ver o rostinho dela.

Genilda disse...

Oi sou Genilda tenho 31 anos é a minha terceira gestação e estou com 38 semana estou muito anciosa e essa anciedade esta mim deixando, muito nevosa espero não vejo a hora do meu bebe nascer logo!

Anônimo disse...

ola,qdo estava com 3 meses de gestação fiz exame de HIV,Sifilis deu tudo ok,agora com 9 meses repeti e apareceu sifilis não sinto nada dos sintomas me mandaram repetir mas ainda nã peguei o resultado estou muito nervosa pois pode fazer mal ao bebe né

Anônimo disse...

ESTOU DE 6 MESES E MUITO FELIZ, ESTOU ESPERANDO UM MENINO QUE VAI SE CHAMAR ARTHUR!! ESTOU MUITO ANCIOSA PRA VER O ROSTINHO LINDO DELE..ABRAÇO A TODAS MAMÃES..

Anônimo disse...

Oi meu nome é Bia 18 anos,estou para ganhar meu bb essa proxima semana...sou mamae de 1 viajem entao nao tenho a minima ideia de como saber se chegou a hora...e pior nao estou mais morando com a minha mae e sim meu marido....quem puder me ajudar a sabe mais obrigada bjo

Anônimo disse...

Tenho 18 anos e sou mãe de 1° viagem, essa página me ajudou mt durante toda minha gravidez, estou com 8 meses e mt ansiosa pra ver o rostinho da Minha Princesa *----*

Anônimo disse...

Estou muito ansiosa para o nascimento do minha 1ª filha, já estou na ultima semana do 7 mês e muito preocupada com o meu peso que está abaixo. Mas vou fazer de tudo para alcançar o peso ideal.

Anônimo disse...

oii eu tenho 15anos e estou no primeiro mes de gestaçao estou com muiiito medo!!!mae de 1 primeira viagem e meio complicado sao muitas duvidas mais se deus quiser vai correr tudo bem! bjs para todas maizinhas e boa noite!

Anônimo disse...

Oi, eu tenho 10 anos e estou gravida pela primeira vez em minha vida, mas nao sei se o meu corpo esta preparado fisicamente para a hora do parto... eu e meu marido estamos ansiosos pela chegada da nossa pequena stephany *-*

Anônimo disse...

Oi, eu tenho 10 anos e estou gravida pela primeira vez em minha vida, mas nao sei se o meu corpo esta preparado fisicamente para a hora do parto... eu e meu marido estamos ansiosos pela chegada da nossa pequena stephany *-*

Anônimo disse...

Olá!Estou c 9 meses hj e apesar de está sentindo cólicas a quase uma semana penso q ainda estou longe de entrar em trabalho de parto,me dizem q a bebê fica muito quieta qd está próximo de nascer mas a minha ainda se mexe bastante, isso quer dizer q o parto ainda está longe?? Por favor me ajudem!

flavia disse...

estou de 37 semanas muito feliz por saber que a cada dia q se passa minha bebe está chegando para aumentar a nossa felicidade.

Anônimo disse...

Meu nome é Adriana estou de 38 semanas estou muito feliz , e muito anciosa ando sentindo algumas dores, porem meu parto sera normal , alguem tem previsão para qual semana de gestação seria

tatiana disse...

adorei me ajudou bastante e me deixou mais calma ler essa reportagem

Anônimo disse...

Ola meu nome e Fernanda, to gravida do meu primeiro bb o nome dele eh Levy, to com 38 semanas super ansiosa e doida pra ver meu principe, boa sorte pra todas. Bjs

Delia disse...

hola yo soy Delia estoy com 9meses de gravides y esmi primer hija no veo la hora de ver el rostro de mi bb besos y suerte a todas......?

Anônimo disse...

Oi!meu nome é Izabella e eu estou com 38 semanas!tbém não vejo a hora de ver a minha princesa Lívia!adorei a reportagem:informativa e muito sensível!!Deus abençoe a todas!

Anônimo disse...

estou no 9 mes de gravides e nao vejo a hora dela nascer minha primeira filha boa sorte pra mim 03 de abril de 2014 17:33

Margarida disse...

Eu ja stou no fim, faltanto apenas duas semana para o nascimento do meu pudinzinho..... stou curiosa em ver a carinha, as mauzinhas e sobretudo o pezinho. Orem por mim para que tudo de certo em nome do Senhor Jesus....bjs

Anônimo disse...

Olá! estava procurando um lugar para saber quais os sintomas...eu ia ser madrinha de um bebê que morreu de 9meses na barriga, a mãe não teve nenhuma sintoma de trabalho de parto e qdo foi para a consulta foi constatado óbito de uns três dias...estamos muito tristes, nenhum médico nos informou sobre isso acontecer

Anônimo disse...

Oi mamaes de plantão. Me chamo marianne tenho 20 anos tou com 9 meses meu bb está prestes a nascer é menino o Arthur Douglas, sinto algumas cólicas ja, esta perto, porem estou com medo é meu primeiro bb também... mais espero que corra tudo bem!

jessica de jesus disse...

Oi meu nome e jessica eu tenho 23 anos e eu estou com 9meses e 5 dias e nao vejo a hora do meu bebe nascer e vir ecom bastante saude em nome de jesus obrigado meu. deus por ser mae e nome do meu primeiro filho e marcony junior o meu filho amado

 
©2008 Marcia Amarante Por Bebezinho Saudavel