quarta-feira, 19 de novembro de 2008

BROTOEJAS EM BEBÊS


O QUE SÃO BROTOEJAS?


A brotoeja - chamada pelos médicos de miliária - é uma erupção cutânea que afeta bebês e crianças pequenas. É causada pelo suor profuso, aliado a glândulas sudoríparas obstruídas e inflamadas. Devido à obstrução e a inflamação, o suor não chega à superfície da pele, ficando retido e causando irritação, freqüentemente com coceira. A brotoeja é comum após a queimadura de sol, em um dia quente e úmido, com febre, ou como resultado de calor excessivo proveniente do excesso de roupas ou de um ambiente superaquecido. A erupção cutânea é caracterizada por áreas vermelhas, com pequenas vesículas no centro. Essa erupção cutânea pode aparecer no rosto, pescoço, ombro, barriga ou peito. Pode coçar e pinicar.

TRATAMENTO CONVENCIONAL
O tratamento de brotoeja objetiva aliviar o desconforto, principalmente ao refrescar e secar a área afetada. Banhos, roupas frescas e a prevenção de condições que provavelmente causam suor são as principais recomendações para a criança com brotoeja. Um ambiente com ar-condicionado é muitas vezes útil. Aplicar um creme esteróide de uso tópico na área afetada, pode oferecer algum alívio, mas não é tão eficaz para resolver o problema quanto trocar as roupas do seu filho e/ou mudar seu ambiente.

ALIMENTAÇÃO
Enquanto seu filho tiver essa erupção cutânea, elimine doces e alimentos gordurosos. Podem aumentar o calor interno e agravar a erupção cutânea.

RECOMENDAÇÕES GERAIS
Dê ao seu filho banhos tépidos de aveia para ajudar a refrescar a pele e aliviar a coceira. Seque a pele com tapinhas suaves e não com esfregões vigorosos. Não aplique qualquer loção ou pomada perfumada na pele. Podem piorar a situação. Vista seu filho com roupas frescas, de fibra natural e arejadas.

PREVENÇÃO
Evite vestir seu filho com muita roupa, principalmente em dias quentes. Se seu filho for propenso à brotoeja, experimente mantê-lo o mais fresco possível, principalmente no verão. Sempre que possível, faça com que evite atividades que façam suar.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu tô com 8 meses.ela ta pesando 1,600 g e ta com 41,00 cm .
é o certo ??

 
©2008 Marcia Amarante Por Bebezinho Saudavel